segunda-feira, 15 de maio de 2017

AÇÃO: CREAS DE ALDEIAS ALTAS, REALIZARÁ EVENTO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES



A secretaria municipal de assistência social e o centro de referência especializado de assistência social CREAS, realizarão no dia 18 de maio o PROJETO PROTEÇÃO E ATITUDE.

FAÇA BONITO, 18 de Maio Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Esquecer é permitir, lembrar é combater. 
O projeto 18 de Maio se propõe a trabalhar com os profissionais que atuam junto às famílias, crianças  e adolescentes, aos pais ou responsáveis. Tendo como proposta Central reconhecer e denunciar a violência contra crianças e adolescentes no município de Aldeias Altas, buscando identificar, intervir e prevenir na problemática, numa perspectiva de trabalho em rede, fortalecendo, atendimento e acompanhamento integral a estes sujeitos na realidade local. As ações a serem desenvolvidas neste projeto, buscam visualizar a capacidade dos próprios sujeitos de modificar sua realidade, e também de afirmar o trabalho em rede, incentivando a construção de uma cultura de valorização da Infância e da adolescência, e o fortalecimento do papel dos profissionais e da sociedade no combate à violência contra crianças e adolescentes.

PROGRAMAÇÃO
*Do dia 01 A 16 de maio - Palestras educativas em escolas, e nos centros de atendimento a Crianças e Adolescentes

*Dia 17 - Haverá uma Blitz Educativa com panfletos e adesivação de veículos, sobre o dia 18 de maio, Dia Nacional  de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

*Dia 18 de maio - Caminhada pelas principais ruas, com a participação das escolas e toda a comunidade, com faixas, cartazes com mensagens e músicas  relacionadas ao tema, e haverá apresentação na praça Gonçalves Dias, de um Coral da Escola Ferrares e um teatro com os grupos do Crás.

Conheça um pouco da história de como surgiu essa campanha
  Em 1973 um crime Bárbaro chocou Brasil, seu desfecho escandaloso seriam símbolo de toda violência que se comete contra as crianças.
Com apenas oito anos de idade Araceli Cabrera Sanches, foi sequestrada em 18 de maio de 1973.
Ela foi drogada espancada estuprada e morta por membros de uma família capixaba. O caso foi tomando espaço na mídia, e mesmo com o trágico aparecimento de seu corpo desfigurado por ácido em uma movimentada rua da cidade de Vitória (ES), poucos foram capazes de denunciar o acontecido, o silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Os acusados Paulo Helal e Dante de Brito Michelini, eram conhecidos na cidade pelas festas que promoviam em seus apartamentos, e em um lugar na praia de canto, chamando Jardim dos Anjos. Também era conhecida a atração que nutriam por drogas e violentar meninas durante as festas. Paulo e Dantinho como eram mais conhecidos, lideraram um grupo de viciados que costumava percorrer os colégios na cidade em busca de novas vítimas.
Mobilização para data.
O dia 18 de Maio foi instituído em 1998, quando cerca de 80 entidades públicas e privadas reuniram-se na Bahia para o primeiro encontro do ECPAT no Barsil. O evento foi organizado pelo centro de defesa da Criança e do Adolescente CEDECA/Bahia, representante oficial do ECPAT, organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual, comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais surgida na Tailândia. O encontro reuniu entidade de todo o país, foi nessa oportunidade que surgiu a ideia da criação de um Dia Nacional de combate ao abuso e exploração infanto-juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas