terça-feira, 23 de maio de 2017

NOTICIAS DA CÂMARA : SESSÃO DO DIA 16 DE MAIO FOI MARCADA POR HOMENAGENS AO SENHOR CÍCERO VIDIGAL

Uma sessão solene foi realizada no último dia 16 de maio, para homenagear o cidadão e um dos fundadores de Aldeias Altas, Sr. Cícero Vidigal.  



Na sessão estiveram presentes os vereadores: Socorro do Padeiro, Marcos Amorim, Almeida Adilino, Jeová, Boré, Alice do Sindicato, Zé Filho, e Jaílson Paiva.

MENSAGEM DA CÂMARA MUNICIPAL AO SENHOR CÍCERO VIDIGAL /partes/
A Câmara Municipal de Aldeias Altas, manifesta seu profundo pesar pela morte do Senhor Cícero Vidigal, falecido dia 13 de maio do corrente ano na cidade de Caxias, sendo o mesmo pai do vereador José Ribamar Borges Torres, (Boré). 
Cícero Vidigal era um dos ilustres nomes que proporcionaram um grande bem a nossa terra e a nossa gente, e nada mais justo que prestar nossa homenagem em nome de toda a câmara de vereadores de Aldeias Altas, e em nome de todos os munícipes de nossa cidade. Aqui diante de nós encontros nesta noite amigos e familiares que comprovam, a história que conhecemos a seu respeito e a sua personalidade. Era um homem de espírito conciliador, ambicioso e leal, um democrata que buscava sempre conquistar novas vitórias.
Queremos transmitir através desta mensagem a família e a todos os cidadãos aldeienses nossos sinceros pêsames.




Em suas palavras, o vereador Almeida Adelino fez a sua homenagem e destacou a grande história de vida do senhor Cícero Vidigal, que como o seu pai, o saudoso Zé Adilino, foi um dos homens que muito contribuiu para a construção de Aldeias Altas. Fez um requerimento verbal para que fosse colocado em votação a liberação e utilização de aparelhos gravadores tanto de vídeo como de áudio, pela imprensa e frequentadores em geral da Câmara Municipal, pois tudo o que acontece deve ser exposto à população, e que fosse também viabilizado a transmissão das sessões na Câmara Municipal ao vivo via rádio, e pediu mais uma vez que o regimento interno da câmara seja novamente reconstituído pois ele é de 1985 antes mesmo da Constituição Magna do Brasil de 1988.

Resultado de imagem para marcos amorim aldeias altasO vereador Marcos Amorim utilizou-se da Tribuna para prestar suas homenagens ao Senhor Cícero Vidigal, contou um pouco da sua história à frente da localidade bacabinha onde viveu a maior parte da sua vida e trabalhou para educar e criar todos os seus filhos, tendo-os  formado homens e mulheres de bem e inclusive um de seus filhos é vereador nesta casa. Na continuação de sua fala o vereador Marcos Amorim justificou sua última falta pois estava com problemas de saúde, e ainda fez sua homenagem a todos os garis pelo seu dia, e pela contribuição para manter a cidade sempre limpa.
O vereador falou ainda que ação do governo em colocar médicos 24 horas no hospital é louvável, mas que precisaria também equipar e hospital, pois não adianta ter médicos sem equipamentos.




A vereadora Socorro do Padeiro, utilizou-se da palavra franqueada para fazer também as suas homenagens a família enlutada do Senhor Cícero Vidigal.
Falou em resposta ao Vereador Marcos Amorim, "Na minha opinião resolve muita coisa ter médico 24 horas, porque se uma pessoa procura o hospital e lá tem médico, ele já vai diagnosticar de início qual o problema da pessoa, e ao ser enviado para o hospital macrorregional que recebe os recursos para atender justamente esses casos de maior complexidade, a pessoa já é direcionada diretamente para o atendimento específico para seu caso''. A vereadora destacou ainda os esforços que estão sendo feitos pela equipe da saúde e pelo prefeito municipal para ativar todas as áreas de atendimento do hospital, que esteve mais uma vez acompanhando as reformas que estão sendo feitas para melhoria do atendimento, e que já estão disponíveis no hospital municipal exames de laboratório de rotina hemogramas, e outros. Falou que em sua conversa com o doutor Reizinho, foi garantido que logo estarão ativos os serviços de ultrassonografia e raio-x.

O vereador Boré, utilizou-se da tribuna para agradecer pela realização da sessão solene em homenagem ao seu pai falecido no dia 13 de maio.
"Eu falar do meu pai é muito fácil, pois todas as palavras que eu falar aqui as pessoas que o conheciam saberão que é verdade, pois foi um homem que ajudou na construção desse município. Ele chegou no Brejo do Mota na década de 50, e logo depois mudou-se para barriguda, sempre trabalhando ao lado do seu irmão mais velho senhor Santo Vidigal. Posteriormente comprou a localidade Bacabinha, que era apenas uma estrada de passagem, e com a chegada do meu pai acabou se transformando em um grande centro de desenvolvimento, que contribuiu para para economia de Aldeias Altas. Na década de 70 e 80 gerou muito trabalho, pois era um trabalhador incansável, e era responsável por grandes plantações de arroz que contribuíram para que nessas décadas o Maranhão se tornasse um dos grandes produtores de grãos no Brasil".

O vereador Jaílson Paiva, fez a leitura do ofício do grupo de capoeira Guerreiros do Quilombo, onde os mesmos pediram ajuda para a realização do primeiro Ginga Guerreiros de Aldeias Altas um evento cultural sem fins lucrativos, que tem como objetivo valorizar a participação feminina na capoeira, pois a capoeira é um esporte que pode ser praticado também por mulheres e de todas as idades, mas que vem sendo esquecido ao longo do tempo, e se deve valorizar essa cultural tão importante deixada pelos nossos antepassados. Destacou que como presidente da Câmara Municipal de Vereadores de nossa cidade, apoia que os vereadores façam cobranças e fiscalizem, pois é esse o seu trabalho, mas também falou que é importante que se pesquise as obras realizadas no município e que além das parcerias com governo estadual, tem também obras realizadas com recursos próprios, falou em relação ao FAPEM do município de Aldeias Altas, que na gestão atual todos os repasses estão sendo feitos em dias para o fundo de previdência, diferentemente da gestão passada. E deixou ainda a sua homenagem ao Senhor Cícero Vidigal.
Falou em resposta ao vereador Almeida, que já está em conversação com assessoria jurídica da Câmara Municipal, para que se marque reuniões para poder então tratar da reestruturação do regimento interno da Câmara Municipal, e que as providências para que as sessões sejam transmitidas por meios de comunicação locais já foram tomadas e que logo estarão sendo iniciadas.
Destacou que os recursos para o total funcionamento da sala de raio-x e ultrassonografia já foram conseguidos e que após as reformas necessárias, estarão funcionando para melhor atender a população de aldeias altas, em seguida a sessão foi encerrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens mais visitadas